logo

Estimulação

Estimulação: A importância para o desenvolvimento infantil

O estímulo tem como função desenvolver as potencialidades das crianças, ou seja, o conjunto das capacidades que aparecem nas interações e inter-relações da criança no meio em que esta inserida.

O estímulo é realizado através do brinquedo, de brincadeiras, de jogos, de exercícios e várias outras técnicas beneficiando o potencial cerebral da criança, desenvolvendo assim seu lado físico, emocional e intelectual.

Uma criança adequadamente estimulada terá mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se ao seu meio e de relacionar-se as outras pessoas.

O Estímulo também é importante para auxiliar e preparar a criança para a sua própria vida. Quando bem estimuladas, logo na primeira infância, aumenta-se a capacidade de amar a si mesma e ao seu próximo, facilita a execução da formação de critérios e de tomar decisões de forma segura. Também auxilia na formação do seu caráter, gerando assim crianças muito mais otimistas e confiantes.

Para que as crianças sejam mais felizes, também são necessários estímulos, neste caso mais divertidos e criativos, não apenas para multiplicar seu cognitivo, mas também para desenvolver sua inteligência emocional, principalmente utilizando a ferramenta do amor, do carinho e do contato afetivo do adulto com a criança. Como consequência do estímulo bem direcionado, teremos adultos mais felizes com aquilo que possuem e com aquilo que se propuserem a fazer durante toda sua vida.